Dados da Organização Mundial da Saúde afirmam que problemas como depressão e ansiedade são o mal do século. Por isso fizemos um guia com dicas simples para você cuidar da sua mente e ficar longe desses problemas

O sinônimo de ser saudável hoje em dia é estar com o corpo em forma e livre de doenças que possam prejudicar o organismo, certo? Está certo sim. Mas não basta só isso. Não adianta nada ter um corpo fit e uma mente esgotada, desequilibrada ou até doente.

Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Para ter uma boa qualidade de vida, é preciso que os dois estejam trabalhando juntos e em equilíbrio.

Depressão, ansiedade e demais transtornos psicológicos, começam a aparecer de maneira silenciosa em quem não cuida da “cabeça”. E quando nos damos conta, estamos lutando contra a nossa própria mente e sem nenhum controle da situação.

Mas, felizmente é possível buscar mais saúde emocional com iniciativas simples e que podem nos trazer um bem-estar incrível. Veja só:

1 - Comemore as pequenas conquistas diárias (e não seja tão exigente com você!).
2 - Aprenda a dizer não (não se orce a fazer aquilo que te desagrada ou não está ao seu alcance).
3 - Ame e aceite o seu corpo do jeito que ele é (você pode até fazer algumas melhorias, mas não seja tão crítico).
4 - Gaste mais tempo de qualidade ao lado daqueles que você ama (coloque isso entre suas prioridades).
5 - Tire um tempo para cuidar de você (nem que for 1 apenas 15 minutos por dia).
6 - Procure passar menos tempo nas redes sociais. Às vezes, elas podem ser tóxicas (nem tudo o que está na nas redes é real. A maioria é ilusão, aparência)
7 - Permita-se comer algo que você goste sem sentir culpa (comendo sem exageros, não vai te fazer mal. E você merece esse carinho)
8 - Caso sinta a necessidade de pedir ajuda, apenas peça. Não sinta vergonha desse ato. Ele pode mudar a sua vida (problemas de saúde emocional são iguais às físicas, devem ser tratadas para não se agravar).
9 - Não se preocupe tanto com o futuro. Viva um dia de cada vez (não adianta sofrer por antecipação. Iss não vai mudar nada).

Não hesite em procurar ajuda médica caso você perceba que está tendo algum sintoma de transtornos emocionais. É importante diagnostica-los o mais cedo possível para evitar todo o sofrimento causado pelo estágio avançado da doença. Tenha como meta para 2019 cuidar de você por completo, corpo e mente. Ame-se!